A advogada e Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba, SP, Emanuella Barros, teve uma desagradável surpresa, ao abrir o tão esperado armário com chaves solicitado à Prefeitura do município: um cartucho de uma bala de fuzil 762 já detonada e um frasco de própolis (spray de garganta) estavam dentro do armário.

O fato ocorreu em 19 de outubro. Desde então, o Conselho da Mulher vem tentando conseguir o apoio da polícia e da Prefeitura para esclarecer o fato. Sem sucesso, Emanuella decidiu gravar um vídeo e divulgá-lo nesta sexta-feira, 17 de dezembro.

Em nota, o Conselho denuncia a omissão das autoridades locais. Emanuella Barros explica que há muito tempo, vem pedindo à Prefeitura respeito ao trabalho do Conselho, atendimento de qualidade às mulheres e na rede de apoio. “Eu gostaria de saber, o que isso significa? O que querem dizer com isso? Não vão conseguir, ninguém irá nos calar!”, diz texto do Conselho publicado na página do Facebook.

O Conselho registrou um Boletim de Ocorrência no dia 26 de outubro e solicitou providências em caráter urgente à Prefeitura, em ofício protocolado na Secretaria de Cidadania, no dia 8 de novembro. Até hoje, nenhuma providência foi tomada.

A vereadora Juliana Cardoso prestou solidariedade à presidenta do Conselho, Emauella Barros. “É aquela velha história, o Conselho desempenha um trabalho importante na defesa dos direitos das mulheres e tem como objetivo a fiscalização das políticas públicas voltadas às mulheres. Talvez, por isso esteja incomodando tanto a prefeitura”. É preciso investigar o caso e punir os responsáveis”, declarou.