Caso resolva pesquisar sobre teatro hoje, todas as chamadas que vai encontrar são sobre peças online, lives com artistas, festivais virtuais, além de muitos outros conteúdos e programações que podem ser acompanhadas de casa. Em tempos de pandemia, a melhor forma de matar a saudade dos palcos é por meio de redes sociais como YouTube, Instagram e Facebook ou por plataformas de reunião virtual, como o Zoom. É possível encontrar atividades gratuitas, no formato “pague quanto puder” ou pagas, mas a preços acessíveis.

Durante a quarentena, a companhia de circo mais famosa do mundo, o Cirque Du Soleil, lançou um site com conteúdos exclusivos do grupo, desde bastidores e melhores momentos de espetáculos até aulas de condicionamento físico com seus artistas. Como a companhia canadense é multinacional, é possível acessar o conteúdo do site em inglês, francês e espanhol. Por lá também é possível ter experiências em realidades virtuais de alguns espetáculos e acessar uma playlist infantil, com músicas e vídeos de espetáculos. Confira o site clicando aqui.

Em São Paulo, o Theatro Municipal, por meio de seu canal no YouTube, tem divulgado conteúdos virtuais preciosos para propagar arte mesmo durante o isolamento social. Nessa sexta, 10 de julho, foi ao ar o clássico “A Sagração da Primavera”, do compositor russo Igor Stravinsky. O espatáculo dirigido por Ismael Ivo foi interpretado pelo Balé da Cidade e pela Orquestra Sinfônica Municipal. A gravação foi feita pela TV Cultura e ficará disponível por três meses para acesso gratuito e sem necessidade de cadastro. Quem acessar o YouTube do Theatro Municipal também pode conferir A Biblioteca de Babel, outro espetáculo do Balé da Cidade, inspirado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges e também dirigido por Ismael Ivo. Pelo YouTube do Theatro é possível conferir cursos, podcasts, óperas e outros espetáculos completos – tudo de graça. Se inscreva no canal e ative as notificações para não perder nenhuma novidade!

Nestes tempos outros pelos quais estamos passando, ocorreu uma ação inédita realizada pelo Balé da Cidade de São Paulo em parceria com a São Paulo Companhia de Dança. De casa, os bailarinos criaram coreografias curtas a partir de inquietações e inspirações e registraram em vídeo seu trabalho para a campanha “Corpus: Alma e Esperança”. A série vem sendo transmitida na programação da TV Cultura e nas redes sociais das duas instituições. Clique aqui, para ver o primeiro vídeo na página de Facebook da São Paulo Companhia de Dança. São 14 filmes curtos estrelados por 42 bailarinos.

Durante o mês de julho o Teatro Vivo realizará a apresentação de monólogos inéditos para o público conferir no conforto de suas casas. A ideia é a mesma de um espetáculo em temporada, então o número de ingressos por apresentação é limitado. Acompanhe tudo pelo Instagram @vivo.cultura.

Já o Galpão do Folias, referência na cena teatral paulistana, comemora seus 20 anos com Festival Virtual repleto de peças e atrações musicais. Todas as atividades são gratuitas e podem ser conferidas pelo site do grupo, até o dia 19 de julho. Confira! A programação foi feita a partir do último trabalho deles, o projeto “Folias Brechtianas”, que convidou encenadores como Rogério Tarifa, Georgette Fadel, Eugênio Lima, Humberto Vieira e Cida Moreira para dirigir cinco intervenções cênicas inspiradas em personagens e obras do alemão Bertolt Brecht.