Em sintonia com a luta dos movimentos pela educação pública de qualidade, apresentei ao Ministério da Educação (MEC) o requerimento nº 1144/23 para que a pasta inclua no plano de expansão dos Institutos Federais dois Campus na Zona Leste da cidade de São Paulo: um no distrito de Sapopemba e outro em Cidade Tiradentes.

A indicação é fruto de solicitação do Movimento Popular de Educação e Cultura e de movimentos sociais organizados de Cidade Tiradentes e de Sapopemba. A população nos dois distritos soma 600 mil pessoas. A Zona Leste da cidade ultrapassa mais de 4 milhões de habitantes.

Caso sejam instalados, os dois Campus assumem relevância singular, pois poderão oferecer o acesso à educação profissional, prioritariamente, a formação de jovens da periferia em territórios que figuram no mapa da violência da cidade de São Paulo.

Além disso, os territórios se apresentam totalmente deficitários em cobertura de políticas públicas estruturantes para atender ao conjunto da população, principalmente os mais vulneráveis.

Tal expansão, com uma maior presença do estado na periferia da capital paulista, contribuirá significativamente para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região, além de proporcionar oportunidades de formação profissional para os jovens e adultos residentes na Zona Leste. Cabe salientar que em 2014, o Campus Cidade Tiradentes constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018).

Com a implantação do Instituto Federal será possível oferecer diversos cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Línguas e Produção Cultural e Design, etc., atendendo às demandas educacionais dessa população e contribuindo para a formação de profissionais altamente capacitados.

A implantação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia representa um importante instrumento de desenvolvimento cultural, econômico e social para esses dois distritos, tanto através de sua capacidade de qualificação profissional, quanto para geração de novos postos de trabalho.

Autoria
Juliana Cardoso é deputada federal eleita para o mandato 2023/2026. Faz parte da Comissão de Saúde e da Comissão de Mulheres, além de suplente na Comissão dos Povos Originários e Amazônia. É colaboradora do CCN Notícias
Artigos publicados