A deputada estadual (PT) e presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), e articulista do CCN Notícias, Professor Bebel, é a grande favorita para presidir o Partido dos Trabalhadores no Estado de São Paulo. Estão no páreo, o também deputado estadual Emídio de Souza e o deputado federal Kiko Celeguim. Se eleita, seria a primeira vez que uma mulher assumiria o comando da legenda no Estado.

Em reunião virtual realizada nesta terça-feira, 31 de janeiro, a deputada Professora Bebel recebeu o apoio de mais de 250 militantes do PT, entre eles, dirigentes do Partido, como Mônica Valente; do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, que falou em nome da diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo; dirigentes da própria Apeoesp, que está organizada em 94 subsedes; da liderança da Central dos Movimentos Populares, Luiz Gonzaga, o Gegê; de militantes do MST, entre outras lideranças sindicais e do movimento estudantil.

Fortalecer o partido com dedicação diária e presencial, torná-lo competitivo e capaz de derrotar a direita enraizada, principalmente, no interior do Estado, dar mais visibilidade às mulheres, à população negra, LGBTQIA+ eà juventude, além de estimular o debate sobre a forma de indicação da presidência do Partido, foram algumas das principais atribuições que levaram grande parcela da militância petista preferir o nome da Professora Bebel para substituir o, agora, ministro do Trabalho no governo Lula, Luiz Marinho, que renunciou à presidência do PT em São Paulo no início do ano.

Os apoiadores, no entanto, deixaram claro que o nome da deputada não deve ser visto como um “mero tapa buraco”, mas um nome forte para unificar o partido e torná-lo favorito no PED (Processo de Eleições Diretas) e criar as condições de vencer as eleições em 2026.

A escolha de quem comandará o partido agora será feita pelo diretório estadual do partido, em março. Bebel foi reeleita deputada estadual com mais de 156 mil votos e ganhou força pela liderança que exerce tanto na presidência da Apeoesp (maior sindicato da Educação da América Latina) e pelo trabalho bem-sucedido na Assembleia Legislativa.