Os 55 vereadores eleitos na capital tomam posse, nesta sexta-feira, 1 de janeiro de 2021. Medidas restritivas por conta da pandemia do novo Coronavírus foram adotadas durante a cerimônia. Não haverá, por exemplo, presença de público no Plenário 1º de Maio, somente um funcionário e um convidado de cada gabinete terá acesso.
De acordo com o Regimento Interno da Casa, o vereador mais idoso (neste ano, o vereador Eduardo Suplicy, PT, com 79 anos) presidirá essa sessão de posse, às 15 horas, e conduzirá, em seguida, a eleição da nova Mesa Diretora.
O ritual para a eleição da Mesa é assim: o presidente da Sessão Solene abre a palavra para a discussão e indicação de nomes à presidência da Casa e de toda a Mesa Diretora. Em seguida, os vereadores são convidados a expressarem, seu voto, no microfone do plenário. Depois de eleito e empossado, o novo presidente da Câmara, conduzirá a posse do 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, do 1º e 2º secretários e para a Corregedoria Geral.
A Mesa Diretora terá um mandato de 1 ano. A Mesa é responsável pela apresentação das pautas de discussão e dos projetos a serem votados, da elaboração do calendário de discussões e das questões administrativas da Casa, como as licitações.
Encerrada essa votação, inicia-se nova sessão para a eleição do Corregedor Geral da Câmara, com mandato também de 1 ano. É responsável pelas questões de ética.
Ainda durante a Sessão Solene, o prefeito Bruno Covas (PSDB) e o vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB) também serão empossados na Câmara.
A TV Câmara (canal 8 da TV aberta digital) e o canal do Legislativo paulistano do Youtube transmitirão, ao vivo, toda a Sessão Solene.