Uma linda convenção municipal da nossa Federação Brasil da Esperança sancionou meu nome para concorrer à Prefeitura de Piracicaba e me deu a grande alegria de também aprovar o nome do Dr. Perci Bertolini como candidato a vice-prefeito.
Mais uma vez, quero externar às amigas e aos amigos leitores e leitoras que é com grande honra e orgulho que recebo essa gratificante tarefa, de representar no pleito de outubro todos aqueles e todas aquelas que desejam mudanças verdadeiras em Piracicaba, que desejam uma prefeitura que atenda às necessidades e anseios de toda a população, sobretudo daqueles e daquelas que mais precisam de serviços públicos acessíveis e de qualidade.
Ter como vice uma pessoa como o Dr. Perci Bertolini engrandece nossa chapa e nos dá mais certeza de que saberemos governar de fato para a maioria, porque a saúde pública é uma das áreas que mais merece atenção no nosso município. O Dr. Perci é um profissional comprometido com a saúde pública e conhece como poucos a rede municipal de saúde e nos ajudará a resolver os problemas que hoje afetam a nossa população.
É preciso colocar Piracicaba em sintonia com o Brasil, com as transformações que o presidente Lula vem fazendo em todas as áreas, na prioridade absoluta que ele tem dado ao combate à fome e à miséria, buscando a inclusão de todos os brasileiros e brasileiras nos direitos da cidadania. É por isso que o governo Lula, juntamente com o Congresso Nacional, está regulamentando a reforma tributária de forma a desonerar os alimentos e produtos da cesta básica, para chegarem mais baratos às casas das camadas mais pobres, ao mesmo tempo em que estabelece uma política fiscal progressiva, fazendo com que bilionários e detentores de grandes fortunas passem a contribuir de forma mais significativa para custear as políticas públicas, permitindo aumentar a faixa de isenção das camadas menos favorecidas.
Piracicaba merece cuidados de quem tem sensibilidade, compromisso e experiência com políticas públicas fundamentais, como é o caso da Educação. A Educação é política estruturante para uma sociedade desenvolvida, justa, soberana e tecnologicamente avançada. Ela é, na verdade, a principal política pública, sem a qual não existiria a medicina, as engenharias, as áreas tecnológicas, a cultura, enfim, não haveria profissionais que fazem existir o progresso e os avanços sociais e que contribuem para que tenhamos mais anos de vida, com mais qualidade.
Neste ano, a população das capitais e de todos os demais municípios brasileiros, como em Piracicaba, terão a oportunidade de escolher o caminho do desenvolvimento sustentável, no momento em que a emergência climática afeta de forma concreta e dolorosa nossa vida cotidiana. Lamentavelmente, tragédias como a que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul, assim como antes havia afetado o estado de Santa Catarina, a Bahia e tantos outros lugares, podem se tornar cada vez mais rotineiras, se não houver uma mudança rápida e consistente em termos de proteção ambiental, mudança da matriz energética e de restauração das condições necessárias à vida no nosso planeta. Piracicaba pode e deve participar desse processo.
Pensamos também que é preciso melhorar nosso sistema viário, assim como investir na melhoria do transporte público, tornando-o mais moderno, confortável, acessível. Piracicaba é uma cidade que cresce e é preciso que tenhamos um sistema de transporte que interligue todas as regiões, para que o trabalhador e a trabalhadora possa se deslocar com agilidade e o menor desgaste possível, assim como os estudantes e toda a população em seus momentos de lazer.
No momento adequado nossa campanha ganhará as ruas e teremos a oportunidade de dialogar com piracicabanos e piracicabanas sobre essas e outras questões, como políticas para a juventude, para as mulheres, para a população LGBT, para negros e negras, sobre a moradia, a cultura, o esporte, o lazer. Tenho conversado muito nos bairros e vilas e sinto que o momento da mudança chegou.