Hoje quero agradecer. Agradeço de coração a cada um e cada uma dos 12.979 eleitores e eleitoras que a mim e ao Dr. Perci Bertolini depositaram seus votos na eleição municipal do dia 6 de outubro.

Lamentavelmente, nosso projeto popular para Piracicaba não se sagrou vencedor. Sinto-me, porém, feliz e gratificada pela campanha que realizamos. Nas últimas semanas, tive a oportunidade de visitar cada bairro, cada vila, cada comunidade de nossa querida cidade e me deparei com uma realidade alarmante.

Conheci mais profundamente uma Piracicaba invisível e esquecida. Hoje existem mais de 90 mil piracicabanos e piracicabanas cujas necessidades não mereceram atenção dos últimos prefeitos, assim como não estão nas preocupações de nossos adversários na disputa eleitoral.

Em meio a tudo isso, nossa candidatura representou uma Piracicaba que ousa sonhar e esperançar um futuro melhor para suas filhas e filhos. A cada casa visitada, a cada história de vida escutada, um novo aprendizado sobre as necessidades do nosso povo e que, com certeza, me fortalece para continuar nesta luta diária por justiça social.

Sou professora. Minha missão de vida é fazer da Educação um instrumento de libertação. Essa é a causa de minha vida. Nestas eleições, me pus no papel de quem deveria escutar e aprender. Saio com o espírito renovado e muito aprendizado. Isso não tem preço!

A decisão do eleitorado foi de levar ao segundo turno outras candidaturas que não a nossa. Isto não diminui em nada nosso compromisso com a luta contra a desigualdade social, por serviços públicos de qualidade, por Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Lazer, Transportes, Moradia para toda a população. Ao contrário, saio deste processo ainda mais comprometida com todas essas pautas. Como cidadã e deputada estadual, continuarei trabalhando diuturnamente por uma cidade mais justa, mais humana. Uma cidade melhor para todos e todas.

Fiquei muito sensibilizada com as mães que necessitam trabalhar e dependem de parentes ou até mesmo de outras pessoas para pegar seus filhos na creche ou na pré-escola, uma vez que essas unidades encerram suas atividades em horário incompatível com o horário de trabalho dessas mães. Continuarei lutando com todo o afinco para que as creches e pré-escolas tenham horário estendido, com a necessária valorização de seus profissionais.

Continuarei lutando com toda a minha energia em defesa do nosso Rio Piracicaba, pela preservação ambiental, pelo desenvolvimento sustentável, pela universidade federal na nossa cidade, pela valorização do funcionalismo municipal.

Quero neste espaço cumprimentar nossa companheira Rai de Almeida, que conquistou sua reeleição como vereadora pelo Partido dos Trabalhadores. Cumprimento também a companheira Silvinha Morales, do Mandato Coletivo do Partido Verde, que esteve conosco na nossa frente eleitoral. Da mesma forma, cumprimento todos os candidatos e candidatas do PT, PV, PC do B, PSOL, Rede, e os companheiros do PCO, que nos apoiaram.

Não poderia deixar de agradecer imensamente ao meu candidato ao vice-prefeito, Dr. Perci, que foi exemplar em seu engajamento na nossa campanha, com quem tive a oportunidade de debater propostas e estratégias e que foi fundamental na formulação de nosso programa de governo, especialmente no que se refere à Saúde, mas não só.

Quero agradecer minha equipe, toda a militância dos partidos que participaram conosco dessa jornada. E conclamo todas e todos a permanecermos unidos em torno do projeto que nos trouxe até aqui, porque temos muito trabalho a fazer para cobrar as melhorias de que a população de Piracicaba necessita, especialmente a que depende das políticas públicas, e para que o Brasil não retroceda. As eleições de 2026 vão representar um dos maiores desafios de nossas vidas e teremos que estar preparados para levar o nosso projeto adiante, em defesa do nosso país.

Autoria
Professora Bebel é deputada estadual pelo PT, segunda presidenta licenciada da APEOESP e colunista do CCN Notícias
Artigos publicados