Após denúncias do Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo, Sindsep, de que, depois da reabertura dos CEUs, ao menos, dois funcionários de Centros Educacionais Unificados testaram positivo para a Covid-19 e oito com suspeitas, no CEU Butantã (Zona Oeste), a Prefeitura voltou atrás e suspendeu o atendimento ao público nos CEUs Butantã e no Água Azul (Zona Leste). Os trabalhadores que tiveram contato com os colegas infectados permanecerão em quarentena. No entanto, os trabalhos burocráticos e administrativos continuam. Há casos de contaminação no CEU Jaguaré.
“A reabertura dos CEUs foi uma manobra eleitoreira de Bruno Covas. É necessário que todos os CEUs tenham os serviços suspensos, uma vez que o número de internações tem aumentado muito na rede pública”, diz a diretora do Sindsep, Luba Melo.
Para o secretário de Educação e Formação do Sindicato, Maciel Nascimento, a suspensão só foi possível graças à pressão da categoria. “Esperamos, agora, que haja a suspensão das atividades no Ensino Médio, em especial na Emef Osvaldo Aranha”, diz. A escola, como noticiou o CCN Notícias, fica em frente ao CEU Água Azul.