No dia 25 de julho, Águas de São Pedro completa 84 anos. Nessa querida cidade passei parte importante de minha vida e lá reside minha mãe e residem meus irmãos e irmãs. Meu irmão, Nelinho Noronha, está em seu terceiro mandato de vereador, foi presidente da Câmara Municipal e é candidato à reeleição. Deixo aqui meus carinhosos parabéns à querida Águas de São Pedro. Em primeiro de agosto será a vez de Piracicaba, que completará 257 anos.

Sou cidadã piracicabana, nascida no distrito de Artemis. Em Piracicaba, me graduei em Língua e Literatura Portuguesa na UNIMEP e tornei-me mestre em Administração Educacional também pela UNIMEP. Em Piracicaba desenvolvi minha vida profissional como professora da rede estadual de ensino e minha trajetória como dirigente sindical na APEOESP, o sindicato dos professores estaduais.

Tenho profundo amor por Piracicaba. Como professora, cidadã, liderança sindical e, desde 2019, deputada estadual, mantenho-me sempre dedicada a contribuir de todas as formas possíveis para melhorar a qualidade de vida, a educação e demais serviços públicos e o acesso a direitos para a população piracicabana.

Tenho o grande orgulho de ser a primeira deputada eleita em Piracicaba e de ter tido a maior votação de deputada estadual no município, em 2022. Tenho consciência de que, se isso significa reconhecimento do trabalho realizado, significa também mais expectativa e responsabilidade em relação a uma atuação ainda mais forte em benefício do povo de Piracicaba.

Essa expectativa, demonstração de confiança, e o desejo de fazer mais e melhor por Piracicaba me levaram a me colocar como pré-candidata a prefeita de Piracicaba pela Federação Brasil da Esperan̈ça (PT - PV - PC do B) e Federação PSOL - REDE.

Sei que neste momento este texto poderá estar sendo lido por leitores e leitoras de muitas regiões do nosso estado de São Paulo. São pessoas que conhecem minha atuação na defesa dos serviços públicos, da educação, dos direitos da classe trabalhadora, da maioria da população, seja como deputada estadual, seja como presidenta e dirigente da APEOESP. São muitos anos de experiência e compromissos que pretendo agora dedicar a transformar Piracicaba em um lugar melhor para se viver.

Piracicaba se situa entre as 15 cidades economicamente mais relevantes do estado de São Paulo. Temos um parque industrial desenvolvido, especialmente em máquinas e equipamentos e uma das mais importantes agroindústrias do estado, principalmente voltada para a produção de etanol. O potencial turístico é hoteleiro do Município está, a meu ver, subaproveitado, assim como pode ser mais dinamizada a vida cultural.

A educação pode e deve ser melhorada, seja em relação à qualidade, seja no acesso, principalmente em relação às creches e ao combate ao analfabetismo, por meio da Educação de Jovens e Adultos, além, é claro, da valorização dos profissionais da educação. O que faz o atual prefeito? Prevê, no orçamento, a redução das verbas da educação! A atual administração também prevê a redução das verbas destinadas ao transporte público, como se essa não fosse uma das principais necessidades do povo trabalhador.

A juventude de Piracicaba e região precisa e merece uma universidade federal. A infraestrutura está pronta: o desativado campus Taquaral da UNIMEP. Essa é uma luta na qual tenho muito me empenhado, tanto junto à população quanto em relação governo federal. Já tratei do assunto com o presidente Lula, com o ministro da Educação e outros ministros e autoridades federais.

O que me motiva é a compreensão de que todos e todas têm direito à cidade. Têm direito a usufruir seus espaços, seus recursos, seus serviços e devem ter direito a moradia digna, transporte público de qualidade, saúde, educação, cultura, lazer, assistência social. Devem ter direito a emprego e renda, e a prefeitura pode e deve desenvolver políticas neste sentido. Todo cidadão e cidadã têm direito a uma cidade segura, e a prefeitura deve atuar em conjunto com o Estado para isso.

Com muita honra sou considerada pelo presidente Lula uma embaixadora de seu governo em Piracicaba e região. As políticas retomadas e desenvolvidas pelo atual governo federal são fundamentais para a equalização de oportunidades, distribuição de renda, indução da atividade econômica, geração de emprego e renda, dignidade para a maioria da população. No comando da prefeitura, se tivermos sucesso em nossa campanha, trabalharemos cada vez mais em sintonia com todos os programas e políticas do governo federal, em benefício do povo de Piracicaba.

Estou muito motivada a trabalhar muito mais e melhor em benefício de nossa querida Piracicaba.