O CCN Notícas e as entidades “Ocupa a Cidade”, “Coletivo Paulo Freire” e Brigada Pela Vida” realizaram, no início da noite desta sexta-feira, 27, um encontro com três representantes da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. O encontro, que durou um pouco mais de uma hora, tratou de questões da educação e de ações quanto à geração de trabalho e renda.

“O que era para ser um debate entre as candidaturas de Boulos e Bruno Covas (PSDB), uma iniciativa inédita, em se tratando de veículos de comunicação de bairro, acabou virando uma conversa com a Maria Clara, o Clóvis Costa e Danilo Pássaro, militantes psolistas que aceitaram o convite. Infelizmente, a candidatura do Bruno Covas não aceitou participar”, disse Walmir Siqueira, que junto com Anatalina Lourenço, coordenadores do CCN Notícias, conduziram a conversa.

Horas antes, porém, o próprio candidato Guilherme Boulos informou que havia testado positivo para a Covid-19. Embora assintomático, anunciou que estaria em quarentena. Minutos depois, a Rede Globo, cancelou o debate que havia programado para às 22 horas, da mesma sexta-feira. Uma enxurrada de pedidos pelas redes sociais para que o debate acontecesse virtualmente, não foram suficientes para demover a Globo. Boulos, porém, fez uma live em suas redes sociais, no mesmo horário em que o debate iria ao ar, e respondeu perguntas de algumas pessoas pré-selecionadas sobre geração de emprego e renda, com a criação do programa “Renda Solidária”, que prevê a distribuição de R$ 200 a R$ 400 a, aproximadamente, 1 milhão de famílias de baixa renda; a criação de “frentes de trabalho” nas 32 subprefeituras para a zeladoria da cidade; abertura de crédito aos pequenos produtores.

Falou também sobre transportes públicos. “Li nos jornais que a grande maioria dos paulistanos disse que trocaria o transporte individual pelo transporte público se os ônibus fossem de boa qualidade”, afirmou. Boulos prometeu abrir mais corredores de ônibus e terminar os já começados, totalizando, em 4 anos, 150 km. Boulos respondeu ainda sobre educação, prometendo que vai valorizar o professor, com plano de carreira e melhores salários, vai melhorar o ambiente escolar com wi-fi de graça e mais equipamentos, incluindo a merenda escolar de melhor qualidade. Boulos garantiu que vai cumprir a Constituição que indica o ensino da História da África no currículo escolar. Por fim, Boulos falou sobre a criação de oportunidades para a Juventude, focando, além da preparação do jovem para o mercado de trabalho, em ações que incentivem o desenvolvimento das próprias aptidões, como as expressões culturais.

Ao encerrar, Boulos pediu que a população se cuidasse em relação à Covid-19 e que o ajudasse a virar o voto neste domingo.