Em mais um resultado da nossa luta permanente pela vacinação de toda a população e dos profissionais da educação como prioridade, em razão do trabalho que exercemos, o Governo do Estado anunciou que profissionais da educação de 45e 46 anos poderão ser vacinadas a partir de 9 de junho. A vacinação dos demais profissionais da educação, a partir de 18 anos, continua prevista para o período de 21 a 31 de junho, mas, obviamente, não cessaremos de lutar para que essa imunização seja antecipada.

Para recordar: o Plano Estadual de Imunização, lançado em dezembro, não previa a vacinação antecipada para profissionais da educação. No mesmo dia em que foi lançado o plano, a APEOESP dirigiu ofício ao governador do Estado, apresentando essa reivindicação. Em março, a vacinação do segmento foi anunciada, mas limitada aos maiores de 47 anos. A APEOESP imediatamente oficiou novamente ao governador, reiterando a necessidade da vacinação de todos e todas.  Em maio, a vacinação dos profissionais maiores de 18 anos foi a anunciada para o período entre 21 e 31/7. Nós nos mantivemos ativos nessa questão para que toda a categoria seja vacinada o mais brevemente possível e obtivemos mais um passo nesse sentido.

Os profissionais com idades entre 45 e 46 anos devem se cadastrar desde já no site vacinajá do Governo do Estado.

Na coletiva, anunciou-se também que poderá ser realizada a testagem em massa na área da educação, outra de nossas reivindicações desde o início da pandemia, lamentavelmente até hoje não concretizada.

São avanços que se consegue num país governado por um presidente que é mal visto e criticado pelo mundo inteiro, por desprezar a vida, não ter adquirido vacinas no prazo certo e em volume suficiente, por debochar das vítimas fatais da covid-19, que hoje chegam à casa de 470 mil, enfim, um governante que atacar o seu próprio povo.

Por isso as manifestações do dia 29 de maio em todo o Brasil, apesar do perigo da terceira onda da pandemia, que pode ser gravemente mortal, foram tão expressivas. Por isso o panelaço da noite de 1 de junho, quando Jair Bolsonaro destilou mentiras no rádio e TV, foi tão forte. Por isso os movimentos agendaram nova manifestação para 19 de junho.

Nós professores e professoras, estamos nessa luta geral em defesa da vida, mas também estamos na luta pelos direitos da nossa categoria e pela escola pública. Por isso, no dia 18 de junho vamos paralisar as atividades na rede estadual de ensino, presenciais e virtuais, porque não se pode assistir impassível o governo estadual colocar vidas em risco, manter baixíssimos salários, confiscar salários de aposentados e pensionistas, impor programas como PEI, “novo” ensino médio, escolas cívico-militares, EJATEC de forma autoritária, no meio de uma pandemia.

*Deputada Estadual Professora Bebel é presidenta da APEOESP