Encerrado o primeiro turno das eleições, agradeço do fundo do coração a confiança depositada em nossa candidatura por 155.983 eleitores em todas as regiões do estado de São Paulo.

Esse reconhecimento é fundamental para que prossigamos lutando por educação pública e serviços públicos de qualidade, pelo desenvolvimento regional, pelos direitos das mulheres, população negra, LGBTQIA+, indígenas, pelo meio ambiente, reforma agrária, moradia e demais compromissos que assumi no primeiro mandato e que ampliei nesta campanha.

Tenho, portanto, motivos para comemorar. Mas a comemoração terá que esperar. A urgência agora é livrar o nosso país e o estado de São Paulo da tragédia bolsonarista, que se expressa em candidaturas incompatíveis com as necessidades do povo e com as transformações que precisam ser realizadas.

É certo que São Paulo está encerrando o ciclo de 30 anos de governos do PSDB.  Mas, de certa forma, esse grupo continuará participando do comando do Estado caso Tarcísio de Freitas vença a eleição, pelo apoio do atual governador e seus aliados a essa candidatura. De acordo com informações que estão circulando, o apoio envolve, por exemplo, o retorno do senhor Rossieli Soares ao cargo de secretário da educação. Esse senhor sequer teve votos para se eleger deputado federal. Como pode comandar a educação de novo, área que praticamente destruiu?

No plano federal, é preciso refazer todas as políticas públicas. Chega de desmonte e terra arrasada, chega de fome, miséria, desemprego, violência política e social, privatizações, retirada de direitos. Basta de ataques à democracia!

Com certeza, o povo brasileiro e paulista saberá escolher entre os candidatos aqueles que defendem e representam seus anseios e que já provaram capacidade para prover políticas públicas que atendam às necessidades da população que mais precisa. Escolherá aqueles que compreendem a importância estratégica da educação para o futuro da nossa juventude e da nação brasileira. Com certeza, sua opção no dia 30 de outubro será por candidatos que conhecem o Brasil e o estado de São Paulo, que conhecem seus problemas e que tem compromisso e capacidade para colocar em prática soluções para esses problemas.

Desde já, estou nas ruas para continuar lutando para que nossos sonhos se tornem realidade. Nas praças, nas comunidades, em caminhadas, visitas a comércios e residências não me canso de conversar com a população, juntamente com meus companheiros do PT e partidos aliados. O momento é de união e mobilização por um Brasil mais justo e igualitário e para que o Estado de São Paulo, o mais rico da federação, distribua renda e realize políticas de respeito à diversidade, aos direitos da população, de geração de empregos, educação, saúde e todos os serviços públicos de qualidade. Enfim, que dê sentido e conteúdo à democracia e à cidadania.

Vamos juntos?