À primeira vista, nem parece São Paulo. Ninguém acredita que um lugar tão bucólico e vindo diretamente do século 19, pode estar instalado a menos de 2,5 km da Av. Paulista. Essa é a Vila Secreta, um lugarejo que lembra o período colonial do país, situada na Rua Rubi, 50, no bairro da Aclimação.
Pois essa Vila Secreta será cenário para a realização do espetáculo de teatro “Museu de Cera: Exposição Felicidade”, em apresentação única, no próximo dia 7 de dezembro, às 20 horas. Ingressos pelo Sympla.
O espetáculo, escrito e dirigido por Edmilson Cordeiro, promove uma interação entre teatro, música e artes visuais, como se o espectador estivesse em um museu de cera, mas com características peculiares que o diferenciam dos museus convencionais. O público é convidado a circular livremente pelo espaço, quando encontrará atores, esculturas, pinturas e projeções audiovisuais, criando uma atmosfera nostálgica – como um tempo perdido ou o passado de um futuro ainda por vir.
“Museu de Cera: Exposição Felicidade” é uma apresentação cênica mas sem uma narrativa ou roteiro pré-determinado. Cada visitante vivencia uma experiência única, moldada pelo encontro e interação com os atores e o ambiente presente.
Ingressos pelo link do Sympla. https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-museu-de-cera-exposicao-felicidade/2733313
Vila Secreta
Construída nos anos 60 pelo caixeiro-viajante Raful de Raful (1913-2003), a Vila Secreta replica uma pequena vila colonial com fachadas de uma pequena capela, museu, vendinhas, prefeitura, cadeia pública, etc. Porém, até o ano passado não recebia praticamente ninguém. Tudo está como foi inaugurada. “Meu avô era rigorosíssimo sobre quem podia visitá-la”, diz o neto Victor Raful, o único herdeiro da “Vila”.
Mas, agora, tudo mudou. A “Vila” está de portas abertas para receber empreendedores que queiram dar vida a esse pequeno vilarejo. “Buscamos algum tipo de agitador cultural que tenha interesse nesse lugar. Filmagens, eventos, feiras, por exemplo”, diz Victor.