“A Cripta de Poe”

Vejam como foi bem adaptada a versão para o online do espetáculo “A Cripta de Poe”, da Cia Nova de Teatro, baseado na obra de Edgar Allan Poe. A ótima performance dos atores e a projeção dos efeitos visuais (que já haviam na montagem presencial) ganharam densidade e mais beleza na telinha. Direção, dramaturgia e iluminação de Lenerson Polonini. No elenco, Afonso Henrique Soares, Carina Casuscelli, Rosa Freitas, Rafael Schmitt e Claudia Wer. Participações em vídeo de Paulo César Peréio e Guil Silveira. No canal do Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=cRNqLne8O14

Em 2019, após assistir presencialmente à A Cripta de Poe, no teatro da Galeria Olido, postei neste blog:

É excelente a montagem da Cia Nova de Teatro baseada nos textos fantasmagóricos do famoso autor de ‘O Corvo’. Os atores declamam e se movimentam ao vivo, sob imagens projetadas, mas às vezes surgem repentinamente nas telas, o que aumenta a sensação de desconforto e confusão mental que o próprio texto já provoca. Além do horror, Edgar Allan Poe escreveu sátiras e contos de humor, usando a ironia e a exacerbação do ridículo para provocar e tirar o leitor da zona de conforto. Talvez por isso, eu tenha conseguido me divertir, mesmo envolvido pela densa bruma macabra dos contos. Poe não gostava de didatismo: ‘trabalhos com significados óbvios deixam de ser arte‘. As montagens da Cia Nova de Teatro primam pela contenção gestual dos atores em prol da valorização dos textos. Com ‘A Cripta de Poe‘ não foi diferente: adorei a postura ‘adulta’ do espetáculo, os jogos sonoros e visuais encadeados para ludibriar a compreensão do espectador, para instigá-lo a pensar, chamá-lo à atenção. Essa declamação de textos supostamente ‘complexos’, e de forma literal, esteve impregnada do deleite cultural imensurável que só a melhor literatura pode nos dar. Em certos momentos, me senti curtindo o livro em cena e, após suportar a tensão, posso dizer que morri e renasci no divertido mundo de terror dos deliciosos contos de Poe.

Mais Cia. Nova

Da Companhia, assista também à montagem para internet da peça Barulho D’Água, drama sobre os milhares de refugiados que morrem tentando atravessar o Mar Mediterrâneo, rumo à Europa. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=K76OVSklQzA&has_verified=1

 

“Canal do Poetariado”

Segunda – 22 de fevereiro – 19h … Canal do Poetariado. Live mensal organizada e apresentada por Hamilton Faria e Cesar Augusto de Carvalho (com apoio de Abel Coelho e Élcio Fonseca) traz conversas sobre poesia e literatura, focando no processo de criação do poeta convidado (clique para ver  outras edições). Sétima edição do Canal do Poetariado recebe o premiado poeta português Xavier Zarco (com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube).

“Todo amanhã um dia se torna ontem”

É o quarto episódio da série ‘Peixe fora d’água com banzo‘, da escritora Elizandra Souza (com ilustração de Carolina Teixeira). Autora de ‘Filha do fogo: 12 contos de amor e cura’. Elizandra é referência em literatura negra produzida nas periferias de éssepê. Ativista cultural há 19 anos, é fundadora do Sarau das Pretas e editora do Coletivo Mjiba. Participou de diversas antologias literárias e publicou os livros de poesia Punga (com Akins Kintê) e Águas da Cabaça (saiba mais).

A série de contos está sendo publicada no Folhetim Sesc Pompeia, que convida autores a postarem narrativas inéditas. Para ler os três episódios anteriores, acesse:
Primeiro: Você nasceu ontem, mas antes já tinha estado neste mundo
Segundo:  Os olhos veem que o fogo cozinha, mas não o veem comer
Terceiro:  Quando a memória me falha, eu recorro aos meus segredos
O quinto episódio estará disponível em 24 de fevereiro e o sexto em 3 de março

Lançamento da Revista Entreverbo

Terça – 23 de fevereiro – 19h … Lançamento da Revista Entreverbo #36, que selecionou textos de 40 poetas. Evento online com transmissão pelo canal do Youtube e no Facebook. “Entreverbo” é um coletivo de artes integradas que além de publicar a revista, realiza saraus e participa de diversos eventos literários e culturais.

Aqui ainda é Carnaval

Não dá pra deixar de postar a marchinha ‘Carnaval do fim do mundo‘, do cantor e compositor Edu Krieger. Ouça suas divertidas paródias sobre a situação política e conheça também o ótimo trabalho autoral desse grande compositor visitando seu canal no YouTube. No vídeo, atuação de Maria Bopp.

Aqui ainda é Carnaval 2

Na Marchinha do Pico, o cantor e compositor Chico César também tirou sarro dos inconsequentes bolsonaristas que são contra a vacina (como o des-presidente irresponsável que recomendou ao povo brasileiro o uso da cloroquina para enfrentar a Covid). Chico tem se posicionado politicamente através de suas canções (e ações), como em Reis do Agronegócio e Demarcação Já! (parcerias com Carlos Rennó).  Visite seu canal no Youtube.