Os fãs do reggae e, principalmente, da Banda Alma Livre têm muito que comemorar. O jornal mineiro “Hoje Em Dia” fez uma reportagem sobre o Dia Internacional do Reggae, neste último sábado, dia 1 de julho, e trouxe a notícia que o Brasil é o segundo país do mundo que mais consome esse ritmo. Segundo o jornal, somente neste primeiro semestre de 2023, foram criadas mais de meio milhão de playlists por usuários no Spotify, totalizando, aproximadamente, 9 milhões de playlists de usuários na plataforma.
Natiruts, Maneva, O Rappa e Armandinho estão entre os artistas de reggae mais escutados no Spotify no Brasil, desde o início do ano. No entanto, é a Banda Alma Livre, formada por Alves, Naldinho, Chico, Paulo, Sabia e Kleberson, com quase 15 mil ouvintes mensais na plataforma é a que mais cresceu até junho no Brasil, com impressionantes 457% em streams. Em seguida, estão as bandas paulistas Caminho Suave e Tchagas com 281% e 280% de crescimento. Já entre os nomes internacionais está Andrew Tosh com 310% de aumento em streams.
A Banda Alma Livre tem sede na Serra da Cantareira, Zona Norte, e já está na estrada há um bom tempo. Agora, com um trabalho impecável, vem alçando o seu espaço na vida cultural brasileira. “A gente recebeu com muita surpresa a notícia. Não tínhamos ideia desse crescimento todo”, diz Alves, líder da banda.
O cantor e compositor contou ao CCN Notícias que antes da pandemia da Covid-19, a banda tinha um ritmo intenso em shows, depois, já durante a fase do isolamento, a banda desacelerou bastante e investiu mais nas “lives”. Depois de grande parte da população vacinada e a vida começando a voltar ao normal, Alma Livre decidiu investir no lançamento dos singles nas plataformas. “O último lançamento, foi dia 17 de março, com a música "Setenta Vezes Sete’, que repercutiu muito bem no Spotify, e eu acho que foi aí que a gente começou a aparecer mais para o público”, avalia Alves.
O trabalho da banda ainda não voltou ao normal, pelo menos como era antes da pandemia, conforme contou Alves. Mas, a estratégia é lançar a cada dois meses uma nova música, principalmente, no Spotify. “Não estamos focando em fazer shows, agora, mas fortalecer a nossa base”, diz Alves, que pretende lançar até dezembro mais duas novas músicas.
A banda, porém, não pretende parar de viajar. Ao contrário, fará duas incursões até o final do ano; a primeira pelo Uruguai e outra pelo Nordeste.
“Essa notícia do crescimento no Spotify nos animou ainda mais, porque nos deu certeza que estávamos no caminho certo. O objetivo é esse, com muita responsabilidade, respeito à inteligência do público, fazer música que traga algo de útil ao ouvinte e assim contribuir para construir um mundo melhor”, finalizou Alves.