O Ágora Teatro é um espaço de desenvolvimento teatral, que trabalha com cursos de teatro, montagens e apresentações de espetáculos, debates, encontros, seminários e publicações. Devido à pandemia de Covid-19, o Ágora Teatro adiou suas atividades por tempo indeterminado. Mas, desde o finalzinho de junho, o ator e diretor de Teatro Celso Frateschi e a arquiteta, cenógrafa e figurinista Sylvia Moreira, donos do Ágora, retomaram virtualmente algumas das atividades.
Uma dessas atividades é o projeto “Teatro Vinho e Pensamento”, quando reúnem artistas, intelectuais e o público em geral para debater o teatro. Antes da pandemia, os encontros eram presenciais. Mas, no último dia 14 de julho, o projeto passou a ser online.
“Algo novo está surgindo que não é o teatro como conhecemos até então, mas também não é cinema, nem vídeo, nem registro de espetáculo, nem teledramaturgia. Talvez o teatro esteja incorporando mais um adjetivo e queremos entender melhor o que se está construindo. Começaremos pela nossa dramaturgia, que pelo que tudo indica tende a retomar hierarquia”, diz Celso Frateschi.
O debate “Teatro Sempre Há de Pintar por Aí” foi coordenado por Diana Jenkens e os debatedores; a diretora e dramaturga Claudia Schapira, do Grupo Bartolomeu; e o diretor e ator Luis Alberto de Abreu. A conversa girou em torno da questão estética teatral que está se desenhando frente aos limites impostos pela conjuntura sanitária e política pela qual estamos passando.
O encontro ocorreu pela plataforma Zoom e transmitido pelo Canal do Ágora Teatro no Youtube. O próximo encontro, Celso Frateschi e Sylvia Moreira trarão diretores e diretora, atores e atrizes para participarem da roda de conversa. Para acompanhar as discussões basta inscrever-se no canal do Youtube do Ágora Teatro ou pedir para participara pelo zoom enviando seus contatos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.