Diante da necessidade do isolamento social e do fechamento da economia frente à pandemia provocada pela Covid-19 (que já resultou em mais de 85 mil mortes e 2 milhões de infectados), uma das mais afetadas foi a área cultural. Teatros e casas de espetáculos, principalmente, foram os primeiros a fecharem as portas e serão os últimos a reabrirem. Conclusão, milhares de artistas ficaram sem trabalho.
Pensando em amenizar essa situação, o Instituto Ekloos, uma organização não governamental que ajuda entidades sem fins lucrativos a aperfeiçoarem seus processos de gestão, aumentando o impacto social almejado, criou, em parceria com a mineradora Vale, o Festival Up!
O Festival Up! reúne artistas independentes que perderam a possibilidade de realizar espetáculos e pequenas apresentações nesse período. Os artistas podem enviar seus conteúdos em vídeo para serem avaliados por uma equipe de curadores e, se selecionados, serão remunerados e seus espetáculos disponibilizados na plataforma do Festival.
“Artistas reconhecidos têm aproveitado esta época de isolamento social para oferecer performances ao vivo a seus fãs de forma gratuita pelo YouTube. Esses shows têm gerado milhões de visualizações em todo o país. O Festival UP! pretende conferir visibilidade semelhante a artistas que não têm esse apelo e nem condições financeiras de sobreviver tranquilamente à crise”, explica Andréa Gomides, presidente do Instituto Ekloos.
O Festival Up!, inclusive, já está em sua segunda fase, cujas inscrições vão até o dia 12 de setembro. No total, 2000 artistas se apresentarão no “palco” do maior festival online da América Latina. Esses espetáculos nas áreas do teatro, música, literatura, humor, dança e circo ficarão no ar por cinco meses, com apresentações diárias de conteúdos inéditos vindos de todas as regiões do País.
Os organizadores do festival promoverão também cursos online para orientação profissional aos artistas participantes.
Caso você seja um artista e deseje participar, basta se inscrever seguindo o passo a passo e as instruções descritas no site do Festival.
Cada artista pode inscrever quantos vídeos quiser com conteúdos diferentes. Cada vídeo selecionado, conforme o edital, receberá R$ 300,00 por artista participante, até o limite de 3 artistas por vídeo.
Acompanhe e participe:
Instagram @festivalupoficial